top of page

Como lidar com a ansiedade

  • Foto do escritor: Jovenart Produtora
    Jovenart Produtora
  • 6 de jun. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 27 de jun. de 2022

Simone Mattos

Psicóloga formada pela UNESP, com especialização em Psicologia da Educação pela USP e Mestrado pela UNESP.


Não é tarefa fácil lidar com a ansiedade na correria das grandes cidades. As pessoas estão cada vez mais voltadas para atividades estressantes, o que causa a ansiedade. Mas o que é a ansiedade? É uma emoção que ocorre em todo o indivíduo quando este sente que está perto de uma situação que lhe causa medo e perigo. Em algumas situações esses sentimentos são normais, por exemplo: quando uma pessoa vai passar por uma avaliação na busca de um emprego novo. Outras situações que também podem causar certa ansiedade são: perda de um objeto desejado, por exemplo, privação de uma coisa que agrada muito ao indivíduo; perda de amor, por exemplo, fracasso em reconquistar o amor; perda da identidade, por exemplo, medo de ser ridicularizado em público, medo de perder o prestígio. Para diminuir a ansiedade é importante lidar com o problema de frente, superando os obstáculos e tentando resolver a situação, pois se mais tarde ocorrer novamente uma situação semelhante, você já terá estratégias para dribla-la. É importante o indivíduo ficar atento se a ansiedade aparece sem haver motivo aparente, por exemplo: uma pessoa sente medo sem ter nenhuma sensação de perigo ao redor dela. Os pensamentos são voltados para acontecimentos ruins. Esses sintomas podem ser um sinal de que alguma coisa não vai bem, portanto está na hora de procurar ajuda.

A ansiedade é acompanhada por sintomas físicos, como: taquicardia, sensação de falta de ar, sudorese, dificuldades para engolir; e por sintomas comportamentais, como: inquietação, insônia, irritabilidade e fuga das situações que lhe causam medo e ansiedade. Além dos sintomas acima citados a pessoa ansiosa tem a sensação de que algo muito ruim pode acontecer a qualquer momento, sente-se insegura e com dificuldades para concentrar-se em suas atividades cotidianas. A ansiedade pode também surgir em situações em que ocorre a utilização de bebidas alcoólicas ou outro tipo de drogas.

Pesquisas indicam que as mulheres são as que mais sofrem com a ansiedade. Apesar das mudanças de mentalidades ocorridas em nossa sociedade, percebemos que ainda as mulheres sofrem com a desvalorização profissional e pessoal, isso pode causar insegurança e ansiedade em algumas delas. Alguns tipos de ansiedade podem deixar a pessoa com muito medo de sair de casa sozinha, sendo que esta necessita estar perto de pessoas que lhe tragam segurança. Dependendo do caso o medo de sair de casa ocorre em função de achar que pode passar mal na rua e não ter ninguém conhecido para lhe socorrer.

O tratamento pode ser feito com psicoterapia e dependendo do caso ocorre a necessidade de medicação. É interessante o indivíduo ter um tempo para passear ao ar livre, realizar caminhadas, sair com os amigos e se divertir, isso ajudará melhorar a qualidade de vida e o seu bem estar.


Veja o vídeo:



Clínica - Tv. Felsito - Cidade Patriarca, São Paulo - SP, 03550-090, Brasil

Directions google maps



 
 
 

Comentarios


Post: Blog2_Post

(11) 998749749

Formulário de inscrição

Obrigado(a)

©2022 por Psicoidentdade. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page