Depressão na 3ª Idade
- Jovenart Produtora
- 27 de jun. de 2022
- 2 min de leitura
Com o avanço da medicina e com o aumento da qualidade de vida, a população vem tendo uma vida mais longa. Porém chegar na 3ª idade não é tarefa tão fácil assim. Vivemos ainda numa sociedade em que o novo é valorizado. O novo é colocado em primeiro lugar dificultando assim a autoestima de quem está na terceira idade. Alguns pensamentos permeiam o cotidiano de todos nós que iremos passar por essa fase. Pensamentos esses que podem ser de preocupação com a saúde, com a sexualidade, com a questão financeira, com a vida em grupo e outros. Mas afinal, o quê significa estar nessa fase? Estar nessa fase é apenas envelhecer? Estar nessa fase é acumular experiências? Pensamos muito sobre todas essas coisas e devemos nos lembrar de que envelhecer significa estar vivo, significa experiência de uma vida inteira. Muitas pessoas encaram a terceira idade como fim da produção, se aposentam e permanecem sem nenhum tipo de atividade, isso pode prejudicar a autoestima. O indivíduo sente-se desvalorizado e pode ocorrer a depressão. A depressão é um transtorno que afeta o humor do indivíduo, deixando-o com um sentimento de desesperança, de pessimismo, com uma tristeza que persiste por muito tempo, ocorre perda de apetite e perda de sono ou excesso de apetite e de sono, ocorre irritabilidade e, dependendo do caso,

idéias de suicídio. Então, como envelhecer e não ficar deprimido? É importante ir trabalhando essa questão dentro de si, para não chegar à melhor idade e não saber para onde ir. Programa-se para chegar nessa fase, aproveite a aposentadoria para dedicar-se a atividades interessantes, que antes você tinha vontade de realizar, mas não tinha tempo, ou se preferir programe-se para continuar desenvolvendo a mesma atividade que desenvolvia antes da aposentadoria.
Participe de grupos da terceira idade que existem em seu bairro, compartilhe os prazeres de estar com seus familiares e com seus netos, permaneça com dinamismo, faça caminhadas e procure o posto de saúde próximo de sua casa para cuidar de sua saúde. Volte seus pensamentos para a saúde. Procure os amigos para compartilhar momentos agradáveis. O carinho e o sexo continuam fazendo parte de sua vida. É fundamental um planejamento no sentido de uma melhor qualidade de vida. As mudanças ocorrem, elas fazem parte de toda nossa vida, encarem-nas como um fator positivo. Assim, você terá uma vida melhor. Caso você esteja deprimido, procure ajuda de profissionais especializados para isso, você merece ter uma vida com qualidade.
Simone Mattos- Psicóloga formada pela UNESP, com especialização em Psicologia da Educação pela USP e Mestrado pela UNESP.
Comments